HOME   ENTIDADE   EQUIPA   ASSOCIADOS   ATENDIMENTO   CONTACTOS   NOTÍCIAS 
 Apresentação   Orgãos Sociais   Associativismo 
  SERVIÇOS
 ÁREA FLORESTAL
 - Cuidar Propriedade
 - Medir Propriedade
 - Avaliar Propriedade
 - Planos de Gestão Florestal
 - Valorizar a Propriedade
 - Plantações Florestais
 ÁREA APíCOLA
 ÁREA DA FORMAÇÃO
 - Florestal / Apícola
  DIVULGAÇÃO
Breve apresentação da Ribaflor.

 

A Associação Florestal das Terras de Ribadouro (Ribaflor) é uma instituição sem fins lucrativos, constituída em 29 de Janeiro de 2001.

A sua área de intervenção abrange oito concelhos: Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca. A Ribaflor actua ainda nos concelhos de Vila Nova de Foz Côa e Meda, mas apenas na actividade apícola, recentemente introduzida nos serviços técnicos da associação.

Ao nível da propriedade privada, no que à actividade silvícola se refere, podemos dizer que, na zona de abrangência da Ribaflor, a área de povoamentos florestais é aquela que apresenta o maior peso em termos de ocupação, com cerca de 45.397 hectares, isto é, cerca de 33% do total. Já a área florestal total, que inclui os incultos, onde geralmente se desenvolvem actividades complementares à floresta (apicultura, micologia, cinegética, pastorícia, etc.), e os povoamentos florestais actuais, representa cerca de 58%.

A maior parte deste património florestal caracteriza-se por uma ausência, total ou parcial, de gestão, não só ao nível da produção de lenho, mas também no que diz respeito a todas as outras actividades de uso múltiplo que a floresta pode proporcionar.

 

Download dos Estatutos da RIBAFLOR

 

  © 2009 RIBAFLOR - Associação Florestal das Terras de RibaDouro.